domingo, 2 de dezembro de 2012

Mais um mês, mais um ano....


O ser humano, em geral, gosta de mudanças, pelo menos em certos momentos é bom mudar. Mudar de casa, de carro, mudar de cidade e principalmente mudar de vida, isso quando ele não se sente satisfeito com a vida que vem levando.

Um dos momentos mais propícios para se falar em mudança é exatamente no final do ano. Sob o pano de fundo da mudança natural dos anos, muitas vezes pensasse que haverá também uma mudança natural em nossas vidas.

Isso funcionaria assim: mudança de 2012 para 2013 igual a mudança da minha vida de 2012 para uma vida diferente em 2013, ou seja, o tempo  se encarregaria de naturalmente mudar tudo.

Três pontos merecem ser ditos explicitamente sobre isso. 

Primeiro, o transcorrer do tempo, por si só, pode não alterar absolutamente nada em nossas vidas e, ainda que haja alteração, ela não necessariamente será para melhor. No fim, acabamos ficando, por exemplo,  por conta da sorte, por conta dos outros.

Segundo ponto. Conscientes de que a mera passagem do tempo pode não ser a melhor escolha, cabe a cada um de nós usar algo que nos diferencia, algo chamado inteligência. Com uma pequena dose de raciocínio é fácil concluir que: Ora, o mais do mesmo, nos leva ao lugar de sempre. Trocando em miúdos, se queres mudança, basta mudar, mudar de atitude.

E por último, venho com a seguinte pergunta: para que aguardar até o dia 31/12? Qual o sentido disso? Na verdade esse adiamento só vai colocar-nos mais longe do que tanto almejamos. É importante dizer que o transcurso natural do tempo não significa mudança de vida, ao contrário, pode ser na verdade pura perda de tempo. 

Assim, finalizo essa ideia com uma citação de C. S Lewis extraída do livro Cristianismo Puro e Simples: 

"Progredir, porém, é aproximarmo-nos do lugar aonde queremos chegar. Se você tomou o caminho errado, não vai chegar mais perto do objetivo se seguir em frente. Para quem está na estrada errada, progredir é dar meia-volta e retornar à direção correta; nesse caso, a pessoa que der meia-volta mais cedo será a mais avançada."

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário